Projeto de Energia Solar

Energia solar: Como evitar o risco de acidentes?

Solar Power
20 de outubro de 2022

Quando se pensa em investir em energia solar, o primeiro objetivo traçado é a redução do valor da conta de energia elétrica. Porém um pensamento prévio e importantíssimo e buscar formas para reduzir o risco de acidentes.

O sistema fotovoltaico é bastante seguro, quando orientado e implementado por empresas especializadas do segmento, pois afinal de contas o principal objetivo e gerar eletricidade e qualquer acidente nesse sentido pode colocar a vida humana em risco.

Outros aspectos devem também ser avaliados e tratados com muita atenção. Como geralmente as placas solares são fixadas no teto a instalação correta é peça fundamental para evitar que peças se soltem e caiam podendo provocar sérios acidentes.

A orientação correta é imprescindível para evitar que ocorram acidentes. Por este motivo é importante entender quais são os principais riscos e como evitá-los. Quer saber mais? Sabia que o parceiro correto pode fazer total diferença? Continue com a gente!

O ideal é contratar uma empresa especializada

O mercado de energia solar já um dos que mais crescem no Brasil, e isso se deve a diversos fatores que vão desde a geografia do país que recebe irradiação solar em todos as regiões durante todo o ano ao nosso complexo e arcaico sistema elétrico que é um dos mais caros e defasados no mundo.

Este mercado é cercado de armadilhas, pois existem inúmeras ofertas que vendem a ideia de que qualquer pessoa pode instalar e movimentar os imprevisíveis “kits de energia solar”. Este é um sistema complexo que exige perícia e experiência para manuseá-lo.

Para reduzir os riscos de acidentes o primeiro passo é procurar uma empresa especializada que atue de maneira preventiva e planejada. Obviamente acidentes podem até ocorrer, mas quando se trabalha preventivamente os impactos tendem a ser bem menores.

Principais causas e como evitar o risco de acidentes

As principais causas de acidentes “geralmente” estão atreladas a falta de conhecimento, instalações próprias sem a ajuda de um profissional, improvisações e empresas sem capacitação. Estes fatores podem culminar em situações como:

  • Descargas elétricas (Choque elétrico): A principal função das placas solares é de transformar a energia solar em eletricidade. O sistema quando não é preparado ou manuseado de maneira incorreta pode ocasionar uma descarga elétrica o que pode ser letal ao corpo humano;
  • Acidente por queda de lugares altos: Geralmente as placas são instaladas em telhados, ou seja, em lugares mais altos. Durante o manuseio o risco de quedas aumenta-se drasticamente, podendo provocar acidentes gravíssimos;
  • Peças mal instaladas ou sem a fixação correta: Este é um tipo de risco bastante comum e que ocorrem no ato da instalação. Devido a má qualidade das peças ou da instalação, as peças podem se soltar provocando acidentes;
  • Incêndios e explosões: As placas solares foram elaboras para serem exigidas ao seu extremo por isso possuam grandes resistências e são de longa durabilidade, porém equipamentos de baixa qualidade ou mal instalados, não resistem a sobrecargas correndo enorme risco de incêndios e ou explosões.

Acidentes como os acima citados, podem ser evitados se houver um planejamento assertivo que conte com a ajuda de especialistas. A Solar Power é uma referência no mercado pela sua capacidade de elaborar projetos seguros e que priorizam qualidade e segurança.

Viabilidade e garantia de retorno

Quando o projeto é bem planejado e executado é possível reduzir o risco de acidentes a níveis baixíssimos. Os equipamentos quando são de qualidade e a instalação ocorre de maneira correta e precisa, podem ter um período de vida útil de até 25 anos.

Outro fato relevante é que o retorno do investimento geralmente ocorre em 05 anos, ou seja, ainda haverá mais 20 anos de utilização, com chances de resultados extremamente positivos.

A manutenção do sistema fotovoltaico é bem simples e pontual, desde que os equipamentos sejam de boa qualidade. Os cuidados com a limpeza e conservação precisa e deve ser orientada por um profissional do ramo com a finalidade de reduzir o risco de acidentes.

O somatório de qualidade, eficiência e organização, pode promover uma redução de até 95% da conta de energia elétrica, lembrando que este é um dos custos fixos mais elevados e imprevisíveis devido aos constantes aumentos das bandeiras tarifárias.

Redução de custos e conservação do meio ambiente

Investir em energia solar representa também uma forma de preservar o meio ambiente.  Por ser uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável que não agride ou devasta o meio ambiente, podemos afirmar que este segmento só se valoriza.

O Brasil se destaca no cenário internacional como um dos países que mais investe em energia solar, este é um fato relevante e importantíssimo. Para se ter uma ideia o Brasil já deixou de emitir 23,6 milhões de CO2 na atmosfera.

Investir na geração própria de energia exige conhecimento e experiência e para isso recomendamos que seja feito uma pesquisa para encontrar uma boa parceria que realmente entregue um projeto com potencial e com segurança.

Somos a Solar Power, uma empresa brasileira que já é reconhecida pelos seus clientes como uma referência pela qualidade e compromisso com suas entregas. Sabemos da nossa responsabilidade e nos aproxima cada vez mais dos nossos clientes.

Venha ser nosso parceiro, venha entender e explorar todo o potencial do seu projeto!

Posts Relacionados

4 dicas para garantir um orçamento de energia solar preciso

Solar Power
18 de abril de 2024
leia agora

Mudanças na NR-35: Fique por Dentro das Atualizações

Solar Power
28 de junho de 2023
leia agora
Desenvolvido por