Projeto de Energia Solar

Saiba como funciona o gerador de energia solar e conheça suas vantagens

Solar Power
11 de março de 2022

As contas de energia elétrica não param de subir. Em 2021, aumentou mais que o dobro da inflação¹. Em 7 anos, essa alta foi de 114%, enquanto a inflação foi de 48%. Uma das maneiras de se “blindar” contra esses aumentos constantes é investindo em fontes renováveis, como o gerador de energia solar

O equipamento pode ser usado em empresas, indústrias, residências e propriedades rurais, para a geração própria de energia elétrica. Ficou interessado? Siga a leitura! 

O que é gerador de energia solar?

 O gerador de energia solar é um equipamento capaz de converter a energia do sol em energia elétrica para ser usada em sua empresa, indústria, residência ou propriedade rural. 

Essa eletricidade pode ser usada imediatamente ou armazenada em baterias, dependendo do tipo de sistema fotovoltaico usado em sua residência. 

Como funciona?

Para o gerador de energia solar funcionar, existem diversos equipamentos que fazem parte desse sistema:

  • placas fotovoltaicas, que fazem a captação da luz solar e a transforma em corrente elétrica;
  • inversor, que converte a corrente elétrica contínua, gerada pelas placas, em alternada, usada para alimentar os aparelhos elétricos presentes na rotina de uma casa, empresa etc.;
  • distribuição, caso o seu sistema seja on-grid, ligado à rede, a energia gerada vai para o quadro de luz e é distribuída para o imóvel.

Podemos comparar o funcionamento de um gerador de energia solar com o gerador a diesel, já que ambos geram energia elétrica. A diferença, contudo, é que o gerador solar não usa combustíveis fósseis, que poluem o meio ambiente.

Pelo contrário: utiliza a luz solar, abundante em praticamente o mundo todo, renovável, não poluente e gratuita. 

Quais os tipos de gerador de energia solar?

 Basicamente, existem três tipos de geradores de energia solar: os autônomos (off-grid) ou sistemas geradores isolados, os conectados à rede (on-grid) e o zero grid. 

On-Grid

On-grid são sistemas conectados à rede elétrica. Então, a energia gerada vai para o quadro de luz e depois é distribuído no imóvel. Durante os períodos em que não há geração de energia solar, como à noite ou em dias nublados, o imóvel é abastecido com a energia elétrica da concessionária.

Caso você produza mais energia do que consome, o excedente é transformado em créditos de energia. E você poderá abater esse valor do que consumiu da concessionária nos períodos sem geração de energia solar. 

Off-Grid

 A principal característica desse sistema é que ele não fica conectado à rede elétrica, sendo alimentado por meio da baterias. Assim, quando o sistema não gera energia, o imóvel será alimentado pela energia armazenada nas baterias. 

Esse modelo é mais indicado para áreas isoladas, sem distribuição de energia elétrica ou com distribuição inconstante, e também em detalhes pontuais, que não podem ficar sem energia, como cercas elétricas, postes de luz, bombeamento de água etc. 

Nesse sistema, as baterias são a única fonte provedora de energia. Por isso, é muito importante dimensioná-las corretamente de acordo com as demandas energéticas e o clima do local, assegurando que o sistema não será interrompido, por exemplo, durante longos períodos de chuva.

Zero Grid

Esse é um gerador trifásicoprojetado para se conectar à rede com injeção zero. A função é gerar energia solar para atender o autoconsumo imediato

É possível instalar esse sistema, por exemplo, em condomínios para auxiliar no funcionamento dos elevadores, abastecimento de uma central de ar condicionado e em instalações em áreas nas quais a concessionária não permite a injeção na rede.

Por que investir no gerador de energia solar?

São muitas as vantagens de investir no gerador de energia solar. Vamos ver em detalhes?

Energia sustentável

A energia solar é limpa e renovável, ou seja, usa como fonte a luz solar — inesgotável no nosso planeta, diferentemente de outros recursos, a exemplo do petróleo. Além disso, seu impacto ambiental é quase nulo.

Ao contrário de outras opções, como as termelétricas que geram gases causadores do efeito estufa, e as hidrelétricas, que precisam alagar grandes áreas, desestruturando o ecossistema local e também a economia dos povos ribeirinhos. 

Redução das despesas

 Infelizmente, as contas de energia no Brasil não param de ser reajustadas. Com a crise hídrica e a redução das chuvas, esse cenário deve se manter e se agravar com o passar dos anos, tornando mais caras as bandeiras tarifárias. 

Se deseja se proteger dessas variações contínuas (inclusive protegendo o caixa da sua empresa), investir no gerador de energia solar é uma excelente alternativa. Afinal, você produzirá a própria energia, dependendo menos da energia da distribuidora e das políticas governamentais de taxação

Previsibilidade de custos

 Quem tem uma empresa, indústria ou propriedade rural sabe o quanto os aumentos sucessivos das tarifas energéticas trazem impactos profundos na saúde financeira do negócio. 

Ao investir no gerador de energia solar, porém, você terá melhor previsibilidade de custos, tendo uma ideia do valor da conta de luz a cada mês, sem sofrer com “sustos” de aumentos constantes e conseguindo economizar energia

Valorização do imóvel

 Está pensando em investir em um gerador de energia solar para sua casa? Essa também é uma forma de valorizar o imóvel.

Afinal, quem não gostaria de viver em uma residência que fosse capaz de produzir a própria energia? Caso algum dia precise vender a casa, ela terá um preço superior à média do mercado, contribuindo para aumentar o patrimônio da família

Diferenciação da marca

 As empresas que investem em energia solar são vistas de forma diferente pelos consumidores. Afinal, estão investindo em sustentabilidade e reduzindo os impactos ambientais.

Isso mostra aos consumidores a preocupação que a empresa tem com o meio ambiente e a sociedade em geral, tornando a marca mais forte que os concorrentes

Como instalar um gerador de energia solar?

 Embora possa parecer simples, a instalação de um gerador de energia solar exige mão de obra especializada. Afinal, os profissionais devem dimensionar corretamente o sistema, escolhendo o tipo ideal para suas necessidades e as características do espaço.

Esse cuidado é fundamental para conseguir aproveitar todos os benefícios da energia solar e assegurar a vida longa do sistema (em geral, acima de 25 anos). Agora você já sabe tudo sobre gerador de energia solar!

A opção é vantajosa para pessoas físicas e jurídicas. Além de contribuir com o meio ambiente, por ser uma energia mais limpa, você colhe os benefícios de ter uma conta de luz mais barata e previsível — fugindo das oscilações de preços dos últimos anos. 

Continue aprendendo: leia nosso conteúdo sobre sistema solar fotovoltaico e entenda os seus componentes e tipos existentes.

¹ https://www.cnnbrasil.com.br/business/energia-eletrica-aumentou-mais-do-que-o-dobro-da-inflacao-nos-ultimos-anos/#:~:text=A%20tarifa%20residencial%20da%20conta,da%20infla%C3%A7%C3%A3o%20no%20mesmo%20per%C3%ADodo.

Posts Relacionados

Como conseguir desconto na energia elétrica, sem investimento?

Solar Power
29 de abril de 2024
leia agora

4 dicas para garantir um orçamento de energia solar preciso

Solar Power
18 de abril de 2024
leia agora
Desenvolvido por