Projeto de Energia Solar

Cobrança da taxa mínima na conta de energia elétrica, entenda por quê

Solar Power
22 de julho de 2022

Mesmo investindo em energia solar ainda haverá a cobrança da taxa mínima na conta de energia elétrica. Esta cobrança ocorre, pois, a rede da distribuidora local recebe a energia solar gerada e a disponibiliza para o consumo. Caso não ocorra gasto total da energia gerada, ela acaba retornando como créditos futuros.

Quem investe em energia fotovoltaica pode ter uma redução do valor da conta de energia elétrica de até 95%. Neste caso a taxa mínima passa a ter um impacto infinitamente menor em relação a quem não utiliza um sistema de energia solar.

Mesmo com a cobrança da taxa mínima, ainda é extremamente vantajoso investir em energia solar. Entenda como você pode obter resultados positivos com esta solução. Siga com gente!

A cobrança da taxa mínima ocorrerá mesmo se o consumidor tiver crédito por gerar mais energia do que consome?

Todo e qualquer tipo de cobrança, independentemente da sua origem, precisa ser levado em consideração, especialmente as que são fixas. A despesa com a conta de energia elétrica já é reconhecida como uma das mais caras e imprevisíveis, devidos aos constantes aumentos.

A taxa mínima de energia ou custo de disponibilidade é o valor cobrado pelas concessionárias pela disponibilização da energia. Essa é uma forma de cobrir os custos de produção e toda infraestrutura para que ocorra o fornecimento.

As concessionárias oferecem energia elétrica 24 horas por dia e 7 dias por semana. Então, a energia solar captada durante o dia é lançada na rede da concessionária, podendo ser utilizada a qualquer horário, inclusive em dias de chuva ou a noite. Este processo também é um dos custos contidos na taxa mínima.

Um fato relevante a saber é que a taxa mínima é cobrada mesmo que o consumidor tenha crédito excedente, ou seja, se o consumidor não utilizar toda energia produzida a taxa mínima será cobrada da mesma forma. Importante ressaltar que a energia excedente continua válida e continuará se acumulando normalmente.

Efetuar apenas o pagamento da taxa mínima é um alívio para o bolso

Investir em energia solar é fundamental para quem deseja reduzir de maneira drástica a despesa com energia elétrica, visto que a redução na conta é muito significativa, podendo chegar até a 95%.

Buscar esta economia é o principal objetivo de quem investe em energia solar, mas existem outros pontos que precisam ser levados em consideração, visto o desenvolvimento do segmento e o envolvimento das iniciativas públicas e privadas:

  • Incentivos por parte do governo, como redução de taxas e impostos. Com a sanção do projeto de lei Marco legal, que regulamenta, concede garantias e direitos, proporcionando mais segurança para o setor;
  • Fonte de energia inesgotável, limpa e gratuita;
  • Energia sustentável e disponível em todo território brasileiro;
  • Equipamentos de grande resistência e durabilidade média de 25 anos;
  • Pagar somente a taxa mínima sem se preocupar com outras taxas;
  • Pouca necessidade de manutenções;
  • Linhas de créditos específicas;

É necessário compreender que diversos fatores impactam diretamente na produção da energia elétrica no Brasil, especialmente por ter como principal fonte geradora de energia as usinas hidrelétricas, porém, essas são vulneráveis em período de escassez ou baixa quantidade de chuvas.

Os constantes aumentos nas tarifas de energia, em especial quando as usinas termoelétricas são acionadas, precisam ser entendidos como um alerta para todos que dependem exclusivamente do sistema elétrico atual.

Além de ser um tipo de energia mais cara pode também representar risco de desabastecimento.

O sistema elétrico brasileiro utiliza como referência as bandeiras tarifárias ( verde, amarela e vermelha), para demonstrar aos consumidores o atual momento de produção, seus custos, as tendências do consumo e os riscos da disponibilização do fornecimento.

Procure quem realmente entenda do segmento de energia solar

O momento é favorável para investir em energia solar, inclusive, o Brasil já um dos países que mais investem no segmento. Diversas ações demonstram a importância desse mercado, incluindo o próprio governo que incentiva e investe para a expansão do segmento.

Uma empresa que deseja reduzir o valor da conta de energia elétrica, investindo na geração própria de energia, precisa tomar uma série de cuidados, entre eles a contratação de uma empresa especializada e que entenda muito bem do segmento.

Somente empresas referências como a Solar Power, possuem a capacidade de entender a necessidade do cliente, propor a melhor solução, entregar o projeto e acompanhar o sucesso do seu cliente.

Por se tratar de um investimento robusto e de longa durabilidade é necessário que o consumidor se prepare e busque o máximo de informações previamente. Este tipo de projeto exige um entendimento mútuo para que contratante e executor se entendam.

Pagar a taxa mínima na conta de energia elétrica é sinal de que o seu projeto de energia solar é bem-sucedido!

Reduzir a conta de energia elétrica ao ponto de se conseguir observar o valor da taxa mínima cobrada, significa afirmar que o projeto de energia solar é um sucesso.

É importante buscar a capacidade máxima de produção da sua usina solar fotovoltaica, por esse motivo reiteramos a importância de buscar um fornecedor de qualidade.

Somente quem entrega as melhores soluções consegue capacitar e fazer com que seus clientes fiquem realmente satisfeitos. Somos a Solar Power Energy, referência no mercado de energia solar. Nos procure e tenha sucesso em todas as etapas do seu projeto!

Posts Relacionados

Como conseguir desconto na energia elétrica, sem investimento?

Solar Power
29 de abril de 2024
leia agora

4 dicas para garantir um orçamento de energia solar preciso

Solar Power
18 de abril de 2024
leia agora
Desenvolvido por