Empresas e Fábricas

Como funciona a energia solar para empresas? Entenda em 4 passos

Solar Power
10 de setembro de 2021

A conta de energia elétrica não para de subir, e quem tem uma empresa sabe o quanto esses aumentos sucessivos1 e a imprevisibilidade são impactantes na saúde financeira do negócio. Nesse sentido, a energia solar se torna uma alternativa interessante e bastante viável para diferentes empreendimentos. Mas você sabe como funciona a energia solar para esse segmento?

A geração de energia solar para empresas é feita da mesma forma que nos projetos residenciais, usando a placa solar fotovoltaica e equipamentos complementares. Porém, os resultados são muito mais expressivos, porque, além da economia, essa ação ainda ajuda na gestão eficiente do negócio.

Tanto que grandes marcas já têm investido nessa solução, entre elas:

  • a Natura que, em 2019, instalou painéis solares na sua sede em Cajamar;
  • a Claro, que tem um dos maiores programas de energia limpa e eficiência energética do país;
  • o AcquaRio, que conta com o maior aquário da América Latina e com o maior sistema de energia solar do Rio de Janeiro.

Quer entender melhor como funciona a energia solar e descobrir se ela é a solução ideal para sua empresa? Siga com a gente!

Como funciona a energia solar?

No Brasil, o uso da energia solar ainda é recente. Somente em 2014 aconteceu a primeira contratação de energia solar de geração pública centralizada. Por isso, muitos ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento. Se você está pensando em incluir uma fonte de energia mais sustentável na sua empresa, é interessante entender como o processo acontece.

Basicamente, existem 3 tipos de funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica, que são:

  • sistema conectado à rede (on-grid);
  • sistema isolado ou autônomo (off-grid);
  • sistema híbrido.

Sistema conectado à rede (on-grid)

Esse é um dos sistemas mais usados em empresas. Para funcionar, ele precisará de um painel solar, inversor solar e do quadro de luz. Nesse sistema, o excesso de energia é entregue à rede distribuidora, originando créditos que podem ser usados em períodos em que não há a geração de energia solar, como durante à noite.

Passo 1: painel solar

Tudo começa com os raios solares atingindo o painel solar fotovoltaico. Ele é produzido com materiais específicos capazes de gerar o efeito fotovoltaico. Uma série de reações acontecem nesse processo, produzindo energia elétrica.

Passo 2: inversor solar

A energia gerada pelos painéis, contudo, tem uma corrente contínua (CC). Por isso, os sistemas fotovoltaicos contam com o inversor solar. É ele que transforma a energia gerada em corrente alternada (CA), que é a usada para alimentar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como computadores, máquinas e outros equipamentos elétricos da sua empresa.

Passo 3: distribuição

Na sequência, a energia elétrica é enviada ao quadro de luz e, então, distribuída pela sua empresa. Como foi o seu sistema que gerou essa energia, você não terá que pagar por ela à rede distribuidora.

É válido destacar que cada distribuidora tem suas próprias regras e exigências para conectar o sistema de energia solar à rede, então, sempre conte com uma empresa experiente e que tenha conhecimento desses trâmites burocráticos e técnicos.

Passo 4: créditos

Quando você fizer a instalação do seu sistema solar, o antigo relógio de luz será substituído por um relógio novo e bidirecional, capaz de medir a entrada e a saída de energia.

Assim, quando não houver geração de energia pelo seu sistema solar, esse relógio medirá o consumo de energia da distribuidora. E quando você gerar mais energia do que usa, o relógio computará quanto de energia você está injetando na rede, gerando créditos.

Os créditos de energia são medidos em kWh. Cada kWh gerado em excesso pelo seu sistema gera 1 crédito de kWh que ficará disponível na distribuidora e poderá ser consumido dentro de 60 meses.

No fim do mês, a distribuidora avaliará o quanto você consumiu de energia da rede e o quanto gerou para poder fazer a sua conta. Se você injetar mais energia na rede do que consumir, em vez de pagar uma conta no fim do mês, terá créditos extras, garantindo muito mais economia.

profissional trabalhando com placa fotovoltaica representando como funciona a energia solar

Sistema off-grid

O sistema off-grid funciona de modo semelhante ao anterior, também com os painéis solares fotovoltaicos e o inversor. A diferença é que esse sistema não fica conectado à rede da distribuidora.

Por isso, o sistema conta com uma bateria, que consegue armazenar a energia gerada para ser usada nos períodos em que não houver sol.

Geralmente, esse sistema é o mais indicado para a geração de energia em locais remotos, que sofrem com dificuldades de abastecimento, como fazendas, sítios e outros imóveis em áreas rurais.

Sistema híbrido

O sistema híbrido é uma “mistura” dos dois anteriores, pois ele opera a partir da conexão com a rede, porém, também dispõe de uma bateria.

Ele funciona da mesma forma que o sistema on-grid, mas, quando a rede de distribuidora sofrer alguma pane, as baterias são acionadas, mantendo a distribuição de energia na empresa e evitando ter de interromper a produção.

Energia solar para empresas: por que adotar essa ideia?

Agora que você já sabe como funciona a energia solar, que tal ver os benefícios que ela é capaz de trazer para as empresas? Entre as principais vantagens estão:

  • ajuda a economizar muito dinheiro com energia elétrica;
  • tem um retorno do investimento rápido, em torno de 3 a 5 anos, dependendo das suas necessidades;
  • insere a sua empresa no conceito ESG - Enviromental, Social and Governance. As principais consultorias no mundo apontam o ESG como o principal conceito de negócios a ser aplicado a partir de 2021. Isso traz mais reconhecimento do consumidor e da sociedade que pede, cada vez mais, empresas que invistam em sustentabilidade;
  • os equipamentos são fáceis de serem instalados e não exigem reformas e nem grandes alterações na fachada e no imóvel da sua empresa;
  • é uma energia limpa, que contribui para reduzir os impactos no meio ambiente, favorecendo a cultura da sustentabilidade e a melhora da comunidade no geral;
  • está atrelada a linhas de financiamento e incentivo fiscal para implementação em empresas;
  • tem alta durabilidade (mais de 25 anos) e exige pouquíssima manutenção, sem grandes impactos no financeiro do seu negócio;
  • algumas cidades têm benefícios como descontos no IPTU para empresas que utilizam a energia solar (o IPTU Verde);
  • valoriza o imóvel.

Gostou de saber como funciona a energia solar para empresas? Para complementar sua leitura, confira nosso conteúdo sobre as etapas de um projeto de energia solar e entenda como levar essa solução para o seu negócio!


1 https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/31/conta-de-luz-bandeira-tarifaria-aumento.htm

Posts Relacionados

Energia solar para o comércio: uma das melhores formas de redução de gastos

Solar Power
29 de julho de 2022
leia agora

O Brasil é um dos países que mais investe em energia solar

Solar Power
30 de maio de 2022
leia agora
Desenvolvido por