Empreendimentos Rurais

Como realizar a instalação de placa solar em um empreendimento rural?

Solar Power
22 de março de 2022

A energia solar em áreas rurais é cada vez mais presente, trazendo inúmeros benefícios para a propriedade e os produtores. Nesse sentido, uma dúvida muito comum é sobre como realizar a instalação de placa solar.

Nós já adiantamos que, independentemente das dicas apresentadas neste conteúdo, a presença de profissionais especializados é indispensável, tanto na hora de dimensionar o sistema como de realizar a instalação das placas. Quer entender melhor sobre o tema? Siga conosco!

Por que investir na placa solar para empreendimentos rurais?

A energia solar pode ser usada em diferentes aplicações nos empreendimentos rurais. Por exemplo: refrigeração, bombeamento de água, eletrificação das cercas, irrigação, entre outros.

Justamente por essa diversidade de uso, o setor rural representa 13,2% da potência instalada no Brasil em energia solar, de acordo com os dados da Absolar — com investimentos que ultrapassam os R $1,7 bilhão.

Além da multiplicidade de aplicações, a energia solar para empreendimentos rurais apresenta outros pontos positivos:

  • ajuda a economizar energia elétrica, otimizando os custos da propriedade;
  • protege o produtor contra as constantes oscilações nas tarifas energéticas;
  • traz mais tranquilidade quanto às previsões de custos;
  • é uma energia limpa e renovável;
  • o preço da tecnologia está cada vez mais acessível;
  • existem linhas de financiamento específicas para a aquisição de um sistema fotovoltaico;
  • alta durabilidade (mais de 25 anos), com baixo tempo de retorno (em torno de 5 anos já é possível ter pago o sistema e começar a ter lucro).

Como fazer a instalação de placa solar?

Depois de decidir pelo sistema fotovoltaico, é importante buscar por uma empresa especializada, que dimensione o seu sistema e também defina a área de implantação.

Local de instalação

Em empreendimentos rurais, existem diversas possibilidades de onde as placas podem ser instaladas, desde o telhado da propriedade até estufas, estruturas produtivas ou no próprio solo.

Os especialistas definirão o melhor espaço, considerando a incidência solar, a necessidade de produção energética, a presença de sombreamentos e outros pontos específicos, como a sobrecarga, no caso da instalação em telhados.

Kit para instalação de energia solar

A empresa especializada analisa a demanda energética da sua propriedade, otimizando o sistema para suprir essa demanda. A partir desses dados, ela definirá pontos específicos do seu kit de energia solar, como o tipo e a quantidade de placas, a voltagem e outras informações técnicas.

Basicamente, um kit é composto de:

  • painel solar fotovoltaico — conjunto de módulos fotovoltaicos que podem ser fixados no telhado ou no solo. Eles recebem a energia solar e transformam em energia elétrica;
  • inversor fotovoltaico — responsável por transformar a corrente elétrica em uma versão usada para abastecer os eletrodomésticos e demais equipamentos elétricos;
  • caixa de junção ou string box — componentes para a proteção dos módulos contra danos elétricos e também possui a chave de acesso para desligamento do sistema em caso de reparo;
  • estruturas de suporte e ancoragem — trilhos e demais componentes para fixar os módulos no telhado ou estruturas de suporte de altura adequada para instalação no solo;
  • cabeamento — cabos e conectores que fazem a ligação elétrica entre os equipamentos e o kit.

No caso dos sistemas off-grid, que são isolados da rede, ainda há a presença de baterias e do controlador de carga, que armazenam a energia gerada e não consumida para os períodos noturnos.

Preparo do ambiente

Na maioria dos casos, não é preciso realizar nenhum preparo anterior para a instalação de placa solar. Isso porque os equipamentos são projetados para se adaptarem a qualquer tipo de telhado, cobertura ou espaço disponível.

A parte elétrica também não requer muitos ajustes, já que o sistema é conectado, antes, ao quadro de distribuição (nos sistemas on-grid). Mesmo os inversores podem ser instalados tanto dentro da residência como em áreas abertas. A única necessidade é que o espaço seja minimamente arejado.

Homem realiza processo de instalação de placa solar.

Documentações necessárias

Antes de começar a instalação de placa solar em um empreendimento rural, é preciso que alguns documentos e licenças sejam realizados.

O primeiro ponto muito importante é a autorização da distribuidora de energia. Essa autorização apenas é oferecida quando solicitada por engenheiros ou eletrotécnicos.

Algumas concessionárias também solicitam o projeto de instalação de placa solar para poder conectar o seu sistema fotovoltaico à rede. Após a instalação, é preciso homologar o processo junto à concessionária.

Processo de instalação

Somente depois de todos esses passos terem sido tomados e o projeto ter sido aprovado, bem como o orçamento, é que os técnicos se dirigem ao local e iniciam a instalação de painel solar propriamente dita.

Os passos mais usuais são:

  • preparação do local de instalação das placas solares, com base no layout desenhado para o sistema;
  • instalação dos suportes para os painéis solares, dependendo das características do espaço. Por exemplo, em telhados de barro, será necessário retirar as telhas de determinados locais e parafusar os suportes, promovendo a base para fixação do sistema. Nos telhados de metal, o processo é mais simples, bastando parafusar o suporte na própria telha metálica;
  • instalação dos trilhos onde os painéis serão fixados. Essas estruturas são pré-fabricadas, geralmente, em alumínio. Eles são desenvolvidos para encaixar perfeitamente nos suportes, prendendo os painéis solares;
  • instalação das placas solares sobre os trilhos e conexão dos cabos;
  • conexão dos painéis solares ao inversor;
  • instalação do inversor na rede elétrica.

Após a instalação e a conexão à rede, o sistema de energia solar já estará produzindo energia elétrica.

Manutenção

A manutenção é mínima e de baixo custo, mas precisa ser feita. Basicamente, será necessário limpar as placas solares a cada período de tempo ou quando o sistema apresentar queda na produção de energia.

A limpeza é feita de maneira bem simples, passando um pano úmido ou esguichando um pouco de água sobre os painéis.

O custo da manutenção é mínimo e não representa mais do que 1% por ano do custo total com o sistema.

Qual é a importância de uma empresa especializada?

Como você pode notar, o processo de instalação de placa solar exige conhecimento técnico em todas as etapas. Assim, contar com uma empresa especializada é a melhor maneira de assegurar o resultado e a economia esperados.

Os especialistas serão capazes de dimensionar adequadamente o sistema, definir a melhor tecnologia para o empreendimento rural e também promover a instalação de forma correta. Isso inclui definir o melhor local para fazer a instalação das placas solares, garantindo uma produção de energia que supra a sua demanda.

A Solar Power é a melhor escolha para seu negócio ao instalar placas solares. Somos uma empresa 100% brasileira, presente em 5 estados do Brasil, com foco na produção de micro e mini geração de energia e com diversos projetos para agronegócios.

Agora você já sabe como é feita a instalação de placas solares em empreendimentos rurais. Entre em contato com a Solar Power e leve essa solução para o seu agronegócio!

Posts Relacionados

Energia solar em área rural reduz custos e alavanca seu negócio

Solar Power
6 de setembro de 2022
leia agora

Sistemas on grid ou off grid: qual o ideal para seu empreendimento rural?

Solar Power
10 de fevereiro de 2022
leia agora
Desenvolvido por