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Conheça as 6 principais vantagens da energia solar para empresas

Solar Power
23 de setembro de 2021

A energia solar não para de crescer no Brasil. Em 2020, o país instalou 3.152,9 megawatts (MW) de fonte solar fotovoltaica, com 80% de geração distribuída (por meio das usinas solares) e 20% centralizada (no próprio imóvel)1.

As empresas, inclusive, têm muito a ganhar com as vantagens da energia solar. Com os preços cada vez mais altos da conta de energia elétrica, a geração fotovoltaica é uma maneira inteligente e segura de economizar — e ainda de contribuir com o meio ambiente. Saiba mais neste conteúdo!

Quais são as 6 principais vantagens da energia solar para empresas?

São inúmeras as vantagens da energia solar para empresas, diferenciando seu negócio e ajudando a torná-lo mais competitivo. Veja as principais.

1. Economia

Não é novidade para ninguém que as tarifas da energia elétrica pesam bastante no orçamento das empresas, especialmente com as últimas crises hídricas e energéticas que estamos vivendo. Nesse cenário, a energia fotovoltaica se torna uma importante aliada.

Um supermercado em Belo Horizonte, por exemplo, instalou 523 painéis fotovoltaicos, obtendo uma potência 190,095 kWp e, o melhor, uma economia anual de R$ 215.339,00.

Essa economia também é realizada em termos de impostos. O Brasil é um dos países que possui a energia elétrica mais cara do mundo, sendo que quase 56% da conta paga mensalmente é composta de tributos.

As empresas e indústrias sofrem mais, já que as tarifas costumam ser mais altas para esses setores e o consumo é maior. Ao ter sua própria fonte de geração de energia, os custos em geral serão bastante reduzidos, permitindo investir essa economia na sua própria empresa.

2. Estabilidade do fluxo de caixa

Gerar sua própria energia é uma ótima maneira de proteger seu fluxo de caixa e planejar o futuro da sua empresa, pois você não sofrerá com as oscilações das tarifas de energia e dos impostos, nem das diferentes bandeiras que vigoram ao longo do ano.

Esses reajustes dependem de uma série de fatores do ambiente, sobre os quais os empresários não conseguem ter controle — o que pode ter um impacto significativo no seu fluxo de caixa e nas suas previsões financeiras.

Ao implementar um projeto de energia solar, você conseguirá estabilizar seus gastos, prevendo o valor mensal despendido em função da potência de geração do seu sistema e da média do seu consumo mensal. Previsibilidade aliada à redução de despesas.

Mesmo que o seu sistema não seja capaz de absorver todo o consumo da unidade, você pagará apenas as taxas fixas da concessionária, como a tarifa de iluminação pública e a taxa mínima para o seu setor ou tipo de ligação.

3. Sustentabilidade

Esse é um pilar que tem ganhado cada vez mais importância. Há, inclusive, o conceito de ESG, que em inglês significa Environmental, Social e corporate Governance, que surgiu para fomentar a adoção das melhores práticas ambientais, sociais e de governança por parte das empresas.

As organizações comprometidas com essa causa devem promover, entre outros fatores, um impacto positivo no meio ambiente. Por este motivo, diversos selos estão sendo criados para certificar que determinados negócios têm uma preocupação genuína com a sustentabilidade.

Alguns exemplos são:

  • o Selo Solar, certificação oferecida às empresas que consomem o valor mínimo anual de eletricidade solar;
  • o LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), destinado a edificações planejadas, construídas e operadas como edifícios verdes.

Os selos têm um forte apelo, gerando maior credibilidade. Além disso, você estará contribuindo para a mudança de mindset do setor, retirando aquela imagem de que empresas e indústrias são fontes poluidoras e mostrando que elas também podem ser importantes agentes de transformação na sociedade.

4. Marketing verde

O marketing verde é uma estratégia usada para criar uma imagem mais atrativa para a marca, demonstrando o compromisso do negócio com o meio ambiente. Essa abordagem pode ser adotada por empresas que investem na reciclagem do lixo, na redução do consumo de água e, claro, na geração de energia limpa.

A energia solar não gera nenhum tipo de poluição, não precisa desmatar e é totalmente renovável, não dependendo de nenhum recurso que possa se esgotar, como no caso das hidrelétricas. Além disso, os equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados.

Assim, é uma ótima estratégia para atrair pessoas que também se preocupam com o futuro do planeta, melhorando a imagem do seu negócio perante o público.

Uma pesquisa realizada pela IBM2 sobre tendências globais de consumo mostrou que os consumidores aceitam pagar até 35% mais caro por produtos sustentáveis e de procedência transparente. Além disso, mais de 1/3 dos entrevistados disseram que já pararam de comprar das suas marcas favoritas porque perderam a confiança na marca devido a políticas pouco sólidas de sustentabilidade.

mão de uma pessoa segurando o símbolo do globo na cor verde para representar as vantagens da energia solar

5. Incentivo fiscal e linhas de financiamento

Instalar um sistema fotovoltaico é algo muito mais acessível atualmente. Esse é, inclusive, o sistema de autogeração mais barato que existe. Além disso, existem linhas de financiamento e programas de incentivo fiscal exclusivos para esse tipo de geração de energia.

Os consumidores são isentos de ICMS em relação à energia solar que produzem e injetam na rede para consumo posterior.

O BNDES também possui uma linha exclusiva de financiamento para a aquisição de equipamentos fotovoltaicos, é o BNDES Finame Energia Renovável. Outro programa semelhante é o Construcard, da Caixa Econômica Federal.

6. Alta durabilidade e baixos custos de manutenção

As placas solares são resistentes a intempéries. Em função disso, os módulos apresentam durabilidade de 25 anos gerando energia — sendo que existem sistemas que estão em funcionamento há muito mais tempo. Outro ponto favorável é que exigem pouquíssima manutenção, então você não terá gastos extras.

Em geral, a manutenção envolve apenas a lavagem dos painéis com água e sabão neutro para retirar a camada de poeira, folhas e outras sujidades que possam prejudicar a eficiência energética.

Vantagens adicionais

Além dessas vantagens da energia solar para empresas, também vale destacar que:

  • a instalação dos painéis solares fotovoltaicos não é complicada;
  • é possível usar a energia solar mesmo em regiões mais afastadas e isoladas da rede elétrica, como áreas rurais;
  • os módulos ocupam pouco espaço e proporcionam uma valorização do imóvel.

Como funciona a energia solar para empresas?

O método mais usado de geração de energia solar nas empresas é o On-Grid.

Nesse sistema, há a necessidade da instalação dos painéis solares fotovoltaicos no telhado da empresa ou em pontos alternativos, dependendo da necessidade e do espaço disponível. Esses módulos captam a luz solar e convertem em energia elétrica.

Na sequência, a energia produzida passa pelo inversor, que a transforma em energia elétrica utilizável para a empresa.

Como a energia é gerada apenas durante o dia, os sistemas são conectados à rede e funcionam em paralelo com a energia da distribuidora. O excesso de energia que você produz é transformado em créditos para abater nos usos pontuais quando não há sol (à noite, em dias nublados etc.).

Grupo A (alta tensão)

As grandes empresas que pertencem ao Grupo A tem o valor mínimo cobrado igual ao da demanda contratada estipulado na conta de energia — que também limita a potência do sistema que pode ser instalado.

A compensação dos créditos também é um pouco diferente. Nesse caso, os créditos energéticos gerados em horários de ponta e fora de ponta são utilizados pela concessionária, primeiramente, para abater a energia consumida naquele mesmo posto tarifário. Os créditos excedentes são usados para abater a energia do posto tarifário seguinte, considerando a proporção entre os Valores de Tarifas de Energia (TE) entre os dois horários.

Grupo B (baixa tensão)

As empresas que fazem parte desse grupo, têm o valor mínimo cobrado igual ao custo de disponibilidade da rede, assim como é realizado com a energia solar residencial. A potência limite é igual à carga instalada em cada unidade e não existe diferença na compensação de energia — cada 1 kWh injetado na rede gera 1 crédito que abate a mesma quantidade de energia consumida da distribuidora.

Agora você já sabe quais são as vantagens da energia solar para empresas! Para receber mais dicas interessantes, curta a Solar Power Energy nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!


1 Levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a partir de dados do International Energy Agency Photovoltaic Power Systems Programme (IEA PVPS), com divulgação da Revista Globo Rural

2 Pesquisa realizada pela IBM e divulgada pelo UOL

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