Empresas e Fábricas

Conheça os 5 principais benefícios que a energia sustentável traz para as empresas!

Solar Power
4 de outubro de 2021

A energia sustentável tem sido cada vez mais procurada pelas empresas. Afinal, ser ambientalmente correto é algo que agrega muito valor às marcas, além de reduzir os impactos que os negócios geram.

Os governos de vários países, inclusive do Brasil, têm adotado políticas que incentivam o uso dessas energias limpas pelas empresas e indústrias, e a sociedade tem cobrado continuamente um posicionamento mais sustentável dos negócios.

Quer entender o que é energia sustentável e por que ela é uma boa ideia para sua empresa? Siga a leitura!

O que é energia sustentável?

A energia sustentável, também conhecida como energia limpa, é aquela gerada a partir de fontes renováveis e com menor impacto ao meio ambiente.

As gerações que utilizam carvão mineral ou petróleo, por exemplo, não são consideradas renováveis, porque essas matérias-primas demoram milhões de anos para se refazerem.

Além disso, os combustíveis fósseis trazem um impacto muito grande ao meio ambiente, especialmente com a liberação de gases que contribuem para o efeito estufa.

Por outro lado, a energia solar, por exemplo, é considerada sustentável, porque a luz do sol é algo que não se extinguirá com o uso — a cada novo dia, a fonte é renovada — e o sistema fotovoltaico tem impactos mínimos no meio ambiente gerando energia limpa.

Quais são os tipos de energia limpa?

Atualmente, existem muitas opções de energia sustentável e limpa, principalmente graças à evolução da tecnologia e da consciência ambiental. Vamos ver algumas delas em detalhes.

Energia solar

A energia solar é uma das mais usadas e em franco crescimento em todo o planeta. De acordo com o relatório internacional da REN 21 (Renewables Global Status Report), a energia solar fotovoltaica liderou o crescimento da capacidade de energias renováveis instaladas no mundo em 2019, com um crescimento anual de 22,5%.

O processo de geração de energia acontece por meio do uso de painéis fotovoltaicos que recebem a luz solar e, devido a processos físico-químicos, conseguem transformar essa luz em corrente elétrica. Os painéis podem ser usados tanto por residências, como empresas, indústrias e até no setor rural.

No Brasil, o crescimento da energia solar também é muito expressivo. No primeiro semestre de 2021 a adesão dos consumidores à modalidade cresceu 44,3% em relação ao ano anterior. Os custos cada vez mais altos da energia elétrica e os valores competitivos dos equipamentos solares são motivos que explicam esse aumento da demanda.

Energia eólica

A energia eólica vem em segundo lugar quando o assunto é energia sustentável. O estudo da REN 21 mostrou que a energia fotovoltaica representa 57,5% do total de energia sustentável do mundo, e a eólica conta com 8% de participação.

Essa é a energia produzida a partir do vento, com o uso de grandes cataventos, cujas hélices movimentadas ativam os rotores que, por sua vez, repassam a energia aos geradores, convertendo a energia mecânica em elétrica.

Energia maremotriz

Essa é a energia proveniente das marés e das ondas. O Brasil tem um bom potencial para o uso dessa solução, já que possui 7.367 km de faixa litorânea — se formos considerar as reentrâncias e saliências, o número salta para cerca de 9.200 km.

Nesse modelo, as usinas são formadas por módulos com braços mecânicos, flutuadores, bombas hidráulicas e vários outros componentes. As ondas fazem com que os flutuadores se movimentem e, após alguns processos internos, ocorre a transformação da energia mecânica em elétrica.

A vantagem é que essas usinas são compostas por módulos e, portanto, podem ser ampliadas facilmente, ajudando a expandir a capacidade de geração de eletricidade.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica é a mais usada no Brasil. Estamos falando da geração de energia a partir da água. Muitas pessoas consideram essa uma fonte de energia sustentável, mas será verdade?

Embora as hidrelétricas sejam mais sustentáveis que as termelétricas, por exemplo, não podemos deixar de considerar todo o impacto ambiental que essas usinas causam.

Para criar as barreiras, fundamentais na geração de energia das usinas hidrelétricas, é necessário que haja uma transformação no ambiente. Isso gera impactos aos ecossistemas do rio, transformando o modo de vida das espécies aquáticas e causando prejuízos para as comunidades ribeirinhas.

Outro ponto negativo é que, para a criação das usinas hidrelétricas, é necessário fazer o desmatamento de uma área significativa, além do alagamento de grandes extensões.

Por isso, as hidrelétricas são, em parte, sustentáveis. E, ainda, têm o inconveniente de dependerem das chuvas. Em períodos de seca, como o que estamos vivendo, o preço da energia elétrica se torna mais alto.

lâmpada com folhas em seu interior, indicando uma fonte de energia sustentável

Por que investir na energia sustentável na sua empresa?

Investir em energia sustentável na sua empresa é contribuir para que as próximas gerações continuem tendo acesso aos recursos naturais. Além disso, essas fontes de energia trazem uma série de outros benefícios. Vamos ver em detalhes.

Empresa sustentável

Ao utilizar uma energia limpa, sua empresa reduz o impacto ambiental causado pela sua existência ou produção, ajudando a melhorar a vida de toda a sociedade.

Além da preocupação com os processos e a busca por soluções para a substituição de insumos que podem se esgotar, as empresas têm um papel muito importante: o de influenciar o comportamento do público.

Sabemos hoje que uma das principais causas dos problemas ambientais são os padrões insustentáveis de produção e consumo.

Muitas empresas já perceberam essa situação e têm buscado meios alternativos para oferecer aos consumidores produtos sustentáveis. O mercado consumidor tem respondido, buscando, cada vez mais, por marcas e produtos ambientalmente corretos.

Marketing verde

O marketing verde é aquele que busca valorizar as ações sustentáveis das empresas, colocando a marca como um destaque positivo dentro do setor. As novas gerações estão cada vez mais antenadas à questão ambiental e buscam por empresas que entendam e trabalhem essa necessidade.

Um estudo da First Insight mostrou que 73% dos consumidores da geração Z estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis. Usar energia sustentável é uma forma de posicionar adequadamente a sua empresa nessa tendência, atraindo potenciais consumidores que têm a preocupação ambiental como um norte decisivo.

Redução de custos

Todo empresário sabe o quanto a conta de energia elétrica impacta negativamente o caixa no fim do mês. E com os aumentos excessivos devido à crise hídrica histórica que estamos vivenciando, a situação se torna bastante complicada.

Ao utilizar uma fonte de energia sustentável é possível enxugar os custos mensais. Além disso, como os gastos com a manutenção do sistema são baixos, em poucos anos você terá o retorno do investimento.

No caso da energia solar, a quantidade excedente de energia que você produz é injetada na rede da concessionária e gera créditos para que você possa abater o seu consumo nos dias em que não há sol ou nos períodos noturnos.

Atração de investidores

O conceito ESG está cada vez mais em alta entre os investidores. A sigla, que traduzida para o português significa Ambiental, Social e Governança, é um indicativo muito usado para decidirem em quais empresas investirão.

Um estudo realizado pelo The Boston Consulting Group (BCG) mostrou que as empresas com boas práticas nesse campo apresentam resultados melhores ao longo dos anos.

Os investidores perceberam que a nossa sociedade está cada vez mais complexa e acelerada — e que as companhias que investem em ações de ESG possuem uma performance superior ao longo do tempo.

Incentivos e facilidades

Com a popularização da energia sustentável, muitas soluções estão com custos mais acessíveis — e ainda há opções de linhas de financiamento exclusivas para a aquisição desses itens, como acontece com a energia solar.

Alguns estados ainda oferecem isenções de determinados impostos para as empresas que investem em energia sustentável. O mesmo ocorre com municípios que adotam o chamado IPTU verde, dando desconto às empresas que adotam a sustentabilidade em suas unidades.

Por que optar pela energia solar?

A energia solar é uma das mais usadas em termos de energia sustentável. Afinal, ela apresenta uma série de vantagens:

  • a luz solar é uma fonte de energia barata e inesgotável;
  • a popularização tornou os sistemas fotovoltaicos mais acessíveis financeiramente;
  • a instalação dos painéis fotovoltaicos é simples e não traz grandes transformações arquitetônicas e nem exige um espaço muito grande;
  • o retorno do investimento é rápido;
  • os sistemas fotovoltaicos têm duração de mais de 25 anos;
  • os custos de manutenção são muito baixos.

Gostou de conhecer mais sobre a energia sustentável? Conheça os projetos de energia solar fotovoltaica desenvolvidos pela Solar Power e confira os benefícios que essas soluções podem oferecer!

Posts Relacionados

Energia solar para o comércio: uma das melhores formas de redução de gastos

Solar Power
29 de julho de 2022
leia agora

O Brasil é um dos países que mais investe em energia solar

Solar Power
30 de maio de 2022
leia agora
Desenvolvido por