O sol é, sem dúvida, um dos elementos mais abundantes de norte a sul do nosso país. Por isso, a energia solar tem ganhado cada vez mais espaço e o interesse das pessoas. Uma forma democrática de ter acesso a esse tipo de energia sustentável é a fazenda solar.
Quer entender melhor o conceito de fazenda solar e descobrir como ele pode ser vantajoso para os negócios? Siga conosco!
A fazenda solar é um espaço com centenas (e até milhares) de placas fotovoltaicas que captam a luz solar e a transformam em energia elétrica. Não existe um número oficial de placas que precisam ser instaladas para que um espaço seja considerado uma fazenda, e nem a necessidade de que essa instalação seja em área rural.
O consenso, contudo, é de que o conjunto de painéis fotovoltaicos de uma fazenda solar seja capaz de abastecer unidades com consumo maior do que o normal.
A fazenda solar é ideal para os consumidores que não podem ou não querem instalar um sistema fotovoltaico em seus imóveis, preferindo a geração compartilhada.
Você pode criar uma fazenda solar sozinho ou com um grupo de consumidores, de forma que cada um receberá uma parcela da energia gerada de acordo com o que foi investido.
Para que a fazenda solar traga os resultados esperados, é importante que ela seja instalada em um local com boa incidência de luz solar, garantindo a produção de energia suficiente a todas as unidades consumidoras.
O sistema funciona de modo parecido com o On-Grid. A energia elétrica solar é transmitida para a rede pública de distribuição, que fará o registro e conversão em créditos energéticos com validade de 60 meses.
Atualmente, quem não dispõe de espaço suficiente para a instalação de um sistema fotovoltaico pode utilizar a energia gerada por uma fazenda solar.
Para isso, é preciso "alugar" uma parte de uma fazenda solar e adquirir a energia gerada. Assim, em cada conta de luz de seu imóvel será abatido o crédito de energia produzida.
Esse aluguel pode ser feito mesmo nos casos em que a fazenda está distante do local de consumo, já que quem faz o transporte da energia para o destino final é a rede distribuidora.
A geração compartilhada é uma das modalidades de Geração Distribuída. Ela pode ser usada por pessoas físicas ou jurídicas, permitindo compartilhar a energia fotovoltaica gerada.
Algumas das exigências da geração compartilhada são:
É dentro desse item que se enquadram as fazendas solares. Elas não podem vender energia diretamente para a rede concessionária, como as usinas solares, mas podem alugar lotes para que os participantes usufruam dos créditos gerados, em um sistema de consórcio.
O Marco Legal da geração distribuída regulamenta que a cobrança de taxas extras pelas distribuidoras será aplicada somente após o ano 2045 para aqueles que homologarem suas usinas solares no prazo de até 1 ano após a sua promulgação.
Assim, até o momento, os consumidores que usam os serviços da fazenda solar não precisam pagar taxas extras às distribuidoras.
Fazenda solar é um termo que deriva do inglês, “Solar Farms” — modelo de negócio que começou na década de 1990, na Alemanha.
Nessa época, os fazendeiros alemães começaram a instalar painéis fotovoltaicos em lugares que antigamente eram destinados às plantações, com o intuito de produzir e vender energia solar às concessionárias. Esses fazendeiros, então, começaram a ser chamados de fazendeiros solares.
Essa modalidade é um ótimo exemplo de sustentabilidade, pois você poderá contar com a vantagem da energia solar na sua empresa ou indústria.
É possível investir na montagem de sua própria fazenda solar, gerando energia para suprir suas necessidades e comercializando o excedente gerando renda para você ou sua empresa.
Outra ideia é instalar um kit solar na sua empresa e alugar um lote em uma fazenda solar para complementar a energia necessária. Essa solução funciona para negócios que não têm tanto espaço disponível na sede para implementar um sistema fotovoltaico que supra suas necessidades energéticas.
Além da redução de custos com energia, você estará investindo em uma solução renovável e ainda poderá conquistar clientes que compartilham dessa preocupação com as gerações futuras.
Viu só como a fazenda solar pode ser interessante para o seu negócio? Se quiser saber mais sobre o tema, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre como funciona a energia solar para empresas!
Nenhum post relacionado até o momento