Saber como economizar energia é primordial no cenário atual — especialmente para as empresas. Afinal, a energia elétrica teve uma alta de quase 25% em 2021 de acordo com os dados do IBGE.
Isso significa valores mais elevados para a produção e, consequentemente, aumento nos preços finais para os consumidores. Se você quer reduzir o impacto dessas altas das bandeiras tarifárias no seu negócio, veja as dicas que separamos!
Economizar energia elétrica em empresas não precisa ser tão complicado. Existem algumas ideias que podem ser colocadas em prática rapidamente e já ajudam a reduzir os custos mensais.
Equipamentos antigos e com tecnologia ultrapassada podem significar um consumo maior de energia.
Por isso, se for possível, tente trocar esses itens mais antigos por modelos novos, com maior eficiência energética. Na hora de fazer sua escolha, avalie o selo Procel, escolhendo aqueles com classificação A.
Caso não seja possível fazer a troca desses equipamentos no momento, garanta que eles estejam com a manutenção em dia.
Lâmpadas acesas o dia todo consomem uma energia que poderia ser economizada. Nesse caso, a dica é aproveitar melhor a luz natural, posicionando as mesas próximo às janelas.
Outra dica interessante é pintar os ambientes de cores claras, pois, assim, a luz solar será irradiada pelo espaço. Você também pode fazer pequenas modificações na decoração do seu escritório, reduzindo a quantidade de divisórias que dificultam a passagem de luz entre os ambientes.
Se quiser aproveitar ainda mais a iluminação natural, é possível instalar domus e claraboias em pontos estratégicos. A vantagem é que essa luz não incidirá diretamente nos colaboradores.
A automação também é uma aliada quando o assunto é como economizar energia, especialmente para o acendimento das lâmpadas e para o ar-condicionado.
É possível aliar a automação a um sensor de presença ou de nível de luz do ambiente. Assim, os aparelhos só serão ligados quando tiverem pessoas dentro do espaço ou quando o nível de luminosidade natural estiver baixo.
Além disso, é possível usar a automação para desligar equipamentos e aparelhos que não estejam e uso.
Não desligar completamente os aparelhos, deixando-os em stand-by, impacta diretamente a conta de energia do mês. Em média, esses equipamentos consomem 12% a mais de energia do que se estivessem desligados.
Em um primeiro momento pode parecer pouco, mas se a sua empresa tiver vários equipamentos em stand-by, no fim do mês é possível ver diferenças significativas na sua conta.
Portanto, analise quais equipamentos podem ser desligados da tomada ao final do expediente e crie uma rotina para realizar essa verificação.
As lâmpadas de LED são as mais econômicas e grandes aliadas em projetos empresariais e industriais. Algumas, ainda, contam com a vantagem de serem dimerizáveis, ou seja, permitem o controle da intensidade da luz conforme o setor ou a atividade desenvolvida.
Caso seja possível, que tal flexibilizar o horário de trabalho? A ideia é aproveitar os momentos com maior incidência de luz natural para realizar as tarefas minuciosas. Ou, ainda, evitar sobrecarregar sua produção nos horários de pico (das 17h até às 22h), evitando o consumo elevado nesses momentos.
As soluções de isolamento térmico ajudam a reduzir o calor na sua empresa, diminuindo o uso de ventiladores e ar-condicionado. São muitas as medidas que você pode tomar, desde a instalação de uma cortina até o reforço da espessura dos vidros e isolamento das paredes.
Se você quer investir no empreendedorismo sustentável, é importante conhecer alguns conceitos da área, como o Green IT, ou TI Verde. Na prática, o termo se refere a uma iniciativa que visa usar tecnologias que gerem menos impactos ao meio ambiente.
Investir no cloud computing (nuvem) para evitar o gasto excessivo de energia dos geradores, descartar corretamente equipamentos e dispositivos e fazer a reciclagem de aparelhos são alguns exemplos dessa iniciativa.
Um lugar abafado e sem ventilação natural será mais quente — e fará com que os funcionários precisem usar mais o ar-condicionado e os ventiladores. Por isso, vale a pena pensar em maneiras de fazer o ar circular, adotando janelas maiores, dutos de ar e reduzindo a quantidade de paredes e divisórias.
Nenhuma dica de como economizar energia funcionará se os colaboradores não estiverem motivados nessa meta. Por isso, é importante explicar aos funcionários a necessidade de redução de custos e a importância de ações comprometidas com a sustentabilidade, incluindo-as na cultura da sua empresa.
Para fechar com chave de ouro, uma das dicas mais importantes de como economizar energia é investir em uma geração a partir de uma fonte sustentável, como é o caso da energia solar.
Instalar painéis solares de energia fotovoltaica permite que a sua empresa gere a energia elétrica necessária para seus equipamentos, iluminação e demais demandas. Assim, você ficará menos dependente da concessionária e não deixará sua empresa exposta aos constantes reajustes das tarifas, tornando mais fácil planejar seus custos e equilibrá-los.
Os sistemas fotovoltaicos contam com inúmeras vantagens, tais como:
Outro ponto interessante é que, atualmente, existem linhas de financiamento específicas para empresas que desejam investir em fontes de energia sustentáveis.
Além de economizar na conta de energia, você ainda estará tornando a sua empresa mais sustentável — e poderá usar esse posicionamento nas suas ações de marketing. Dessa forma, é possível diferenciar sua marca e atrair consumidores que também têm essa preocupação com o meio ambiente.
Agora que você já sabe como economizar energia, leia nosso conteúdo sobre energia sustentável e entenda a fundo os benefícios que ela é capaz de trazer aos negócios!