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Entenda o que é empreendedorismo sustentável e saiba como transformar o seu negócio!

Solar Power
22 de dezembro de 2021

A sustentabilidade é uma preocupação crescente em todo o mundo — e as empresas têm um papel fundamental na busca por esse desenvolvimento. Justamente nesse contexto, o empreendedorismo sustentável ganha força.

Se você acredita, contudo, que esses negócios estão apenas focados em questões ambientais, saiba que essa prática vai muito além disso. Quer saber mais sobre esse tipo de empreendedorismo? Siga conosco!

O que é empreendedorismo sustentável?

É difícil definir de forma exata o que é o empreendedorismo sustentável, visto que esse ainda é um conceito novo dentro do universo corporativo. Basicamente, podemos entender como uma modalidade de negócios que combina a geração de lucro com responsabilidade ambiental e social.

Nesse modelo de negócio, algumas empresas, além de adotarem práticas diferenciadas dentro dos seus processos, encontram oportunidades de oferecer ao público serviços e soluções para questões ambientais.

Qual o objetivo do empreendedorismo sustentável?

O principal objetivo do empreendedorismo sustentável é aliar o desenvolvimento econômico a práticas de responsabilidade ambiental, de forma que a tecnologia e os serviços gerem benefícios a toda a sociedade.

Portanto, as empresas que assumem essa posição passam a se comprometer com mudanças significativas, adequando processos aos parâmetros indicados por instituições de autoridade. Isso faz com que essas organizações tenham ambientes de trabalho melhores — e, ainda, contribui para que as gerações futuras tenham acesso aos recursos disponíveis atualmente.

Mais do que gerar lucros, a ideia é que esses negócios consigam gerar impactos positivos e duradouros à sociedade como um todo.

Qual é o cenário atual do empreendedorismo sustentável?

O empreendedorismo sustentável não é uma ideia que surgiu sem propósito. Ele é baseado nas mudanças de comportamento dos consumidores e é um reflexo da evolução da sociedade, com uma preocupação cada vez mais constante em relação ao meio ambiente e a práticas mais humanizadas.

Um estudo realizado pela Unilever, em 2017, mostrou que 1/3 dos consumidores prefere adquirir produtos de marcas comprometidas com causas sociais ou ecológicas. Além disso, a pesquisa evidenciou que as pessoas tendem a escolher marcas mais preocupadas com ambiente caso suas embalagens e propagandas deixem claro as ações realizadas.

Por todos esses motivos, o empreendedorismo sustentável é uma modalidade que vem ganhando destaque tanto no Brasil, como no mundo, com uma taxa de crescimento de 7% ao ano.

Outro relatório, dessa vez produzido pela ReporterLinker, mostrou que, em 2020, o mercado global de tecnologia e ambientalismo girava em torno de 11,2 bilhões de dólares. A projeção é que, até 2025, o valor salte para 36,6 bilhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual de 26,6%.

Portanto, é inegável a força desse setor. Com as pessoas cada vez mais interessadas em marcas sustentáveis, ter uma política de responsabilidade ambiental e social na sua empresa é imprescindível para continuar crescendo e conquistando clientes.

ESG

A questão do desenvolvimento sustentável tem ganhado tanta força que existe até uma métrica exclusiva para o tema, a ESG (enviromental, social and governance — ambiental, social e governança, em português).

Ela é usada para medir as práticas relacionadas à minimização de seus impactos no meio ambiente, construção de um modelo de gestão mais justo e responsável para as pessoas do entorno e adoção de processos administrativos mais humanizados.

Além de ser uma métrica de gestão, o ESG também é usado por investidores que têm como critério a responsabilidade ambiental na hora de escolher os negócios que receberão seus aportes financeiros. Assim, em vez de analisar apenas os índices financeiros, esses investidores avaliam, também, os fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.

Ou seja, se preocupar com a sustentabilidade, além de ajudar a posicionar melhor sua marca e a vender mais, também é fundamental para atrair mais investimentos.

mãos de uma pessoa juntando moedas sob uma planta para representar o empreendedorismo sustentável

Como ter um empreendimento sustentável?

Já deu para notar que ter um empreendimento sustentável é extremamente importante, certo? E a boa notícia é que essa preocupação pode, inclusive, ser adotada em negócios que já existem, assim como ser usada como balizador na hora de montar sua nova empresa. Veja as dicas que separamos!

Tenha uma missão sustentável

Embora nem todos os gestores atentem a isso, a definição da missão, visão e valores de uma empresa é uma etapa extremamente importante.

Afinal, este é o motivo pelo qual a sua empresa existe, o seu propósito. Assim, se você deseja ter uma empresa sustentável, esse ponto deve estar presente na sua missão, divulgando para o mundo os propósitos da sua organização e como ela contribuirá para a sociedade e o meio ambiente.

Essa perspectiva ajuda a orientar melhor os funcionários, formando a cultura organizacional, e também para informar aos clientes o objetivo central do negócio. Crie uma missão clara e direta — e lembre-se que, conforme seu negócio cresce e evolui, a missão poderá ser alterada.

Reavalie seu modelo de negócio

O seu modelo de negócio é compatível com a missão e a busca pela responsabilidade ambiental? Um passo importante, portanto, é avaliar os processos e a gestão interna, bem como o próprio modelo de negócio, considerando o que você produz e vende.

Nesse sentido, algumas perguntas devem ser consideradas.

  • Existem maneiras de tornar seu produto ou serviço final mais sustentável?
  • Quais processos trazem desperdícios e como podem ser modificados?
  • A cultura da empresa está evoluindo em direção à missão estabelecida?
  • O produto ou serviço é uma solução para determinado público ou problema social/ambiental?
  • Qual o impacto da empresa para a comunidade local?

Além desses questionamentos, é possível integrar perguntas mais específicas sobre a forma como você entrega valor com os seus produtos ou serviços de acordo com o segmento de atuação.

Crie um plano de ação

Agora que você já analisou o seu plano de negócio, é hora de partir para a ação. Liste as medidas que podem ser tomadas para que os objetivos sejam alcançados, pensando em reestruturação de processos, uso de novas matérias-primas, reaproveitamento de resíduos etc.

Pense se é possível:

  • trocar os fornecedores;
  • criar métodos para reduzir o consumo de energia elétrica, de água, de papel e outros insumos;
  • transformar a sua gestão deixando-a mais humanizada;
  • desenvolver programas que fortaleçam e transformem a comunidade local.

Caso você tenha dificuldades para visualizar essas questões, poderá, por exemplo, conversar com ONGs ambientais e sociais da sua região.

Uma possibilidade é utilizar fontes de energia sustentável para transformar a sua produção, como a energia solar. Dessa forma, você minimizará o impacto ambiental para geração de energia e, ao mesmo tempo, conseguirá reduzir a sua conta de energia elétrica.

Diversifique sua empresa

Empresas com equipes diversificadas são mais produtivas e criativas, justamente porque mais pessoas agregam pontos de vista diferentes, ajudando a desenvolver soluções inovadoras.

Ademais, ao incluir em seus times pessoas diversas, você contribui para que elas tenham maior representatividade e melhorem suas condições de vida. Afinal, a responsabilidade social envolve ações para alcançarmos uma comunidade mais justa e igualitária.

Desenvolva uma consciência coletiva

Para que sua empresa se torne realmente sustentável, todos precisam estar engajados nessa missão. Portanto, reúna-se com seus funcionários e crie estratégias para disseminar essa cultura na organização. Isso deve ser feito de modo que eles consigam adotar boas práticas inclusive em suas vidas diárias, fora da empresa, compreendendo a importância do assunto para toda a sociedade.

Também é possível criar programas de educação ambiental e financeira, consumo responsável, entre outros que tenham relação com as atividades do seu negócio.

Acompanhe a evolução

Por fim, selecione métricas que ajudem a acompanhar o seu progresso, revisitando periodicamente sua estratégia e ajustando os pontos que ainda não estão totalmente perfeitos — ou até modificando seus objetivos de acordo com as novas práticas sociais e ambientais.

Como você pôde perceber, é possível adotar o empreendedorismo sustentável com algumas práticas simples, sem abrir mão dos retornos financeiros do seu negócio. Não sabe por onde começar? Confira nosso conteúdo sobre o funcionamento da energia solar para empresas e dê o primeiro passo!

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